Que a cacauicultura baiana nunca obteve o reconhecimento devido, junto as autoridades políticas, isso é fato. Há mais de duas decadas, a saga do cacau se arrasta pelo Congresso e nada é feito para se  buscar respostas concretas que desenvolvam a produção, sanem a divida dos produtores vitimas da vassoura de bruxa e revitalizem a maior instituição que tem o cacau como fonte central, Ceplac.

Mas uma jovem jornalista, Ilheense, com forte engajamento político mudou este cenário. Caliana Mesquita, iniciou um trabalho em 2019 em defesa da Ceplac, após os anuncios de que a instituição perderia sua extensão e viraria um simples departamento da EMBRAPA.

Em seu veículo de comunicação, RádioZap Circo Brasileiro, a jornalista ilheense despontou com videos que retratavam do Doce ao Amargo da cacauicultura regional e protagonizou junto técnicos e extecionistas da Ceplac, produtores e apoiadores da causa, a campanha “E Se o Chocolate Acabar”, coletando assinaturas pelo país em defesa da cacauicultura e levando aos holofotes sociais e políticos o Projeto de Lei, do senado federal nº 13.710/18, que institui a Política Nacional do Cacau.

Em sequência a esta temática, Caliana Mesquita, iniciou o projeto Saga do Cacau em seu canal no you tube. Entrevistas com produtores, pesquisadores, políticos e apoiadores do cacau, deram a ela o destaque a nível nacional sobre o tema.

Em setembro deste ano, após sua candidatura a vereadora na cidade de Ilhéus pelo PTB , a jovem que passou a manter uma referência e credibilidade junto a cúpula nacional da sigla, esteve em Brasília e levou ao Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, produtores de cacau da Bahia, para apresenta-lo os problemas enfrentados pela cacauicultura baiana.

Na ocasião Roberto Jefferson, ressaltou seu interesse em ter a jovem ilheense comandando a Bahia na Câmara Federal , como Deputada Federal e reconheceu as bandeiras e o engajamento dela diante as causas defendidas pelo partido e pela política de direita. ” Eu quero que ela represente o estado da Bahia como Deputada Federal. Ela é futuro do PTB. PTB Mulher se agiganta no Brasil e ela é uma das mulheres que são as leoas do PTB, guerreira, decidida, corajosa”, acentuou Jefferson sobre Caliana Mesquita.

PTB x PT na Bahia

Sabendo do forte interesse político do petebista Roberto Jefferson,  Caliana Mesquita, aproveitou a oportunidade, acompanhada do ativista Erlon Botelho, produtor de Buerarema, e destacou que a cidade de Buerarema era a única da região que se mantinha resistente a esquerda. O mapa onde mostra a cidade pintada de verde, em referência a vitória do Presidente Bolsonaro, em 2018, cercada do mapa em vermelho, em referência a vitória de Haddad nos demais municípios baianos , consagrou o apoio incondicional do Presidente Nacional do PTB, para a causa da cacauicultura e o pedido da jovem ilheense em fazer de Buerarema um ponto de partida para a expansão política da direita, foram vistas como causas prioritárias por Roberto Jefferson. ” Eu recebi a Caliana, junto com um grupo de cacauicultores de Buerarema. Vi que há uma perseguição ideológica traduzida na perseguição econômica”, e complementou ” O PTB esta começando a fazer uma reação do sul da Bahia em diante, o PTB vai enfrentar o PT na Bahia a partir da Caliana, dos ideais dela, da dra Raissa”, disse Roberto Jefferson.

Esta semana, em anuncio da visita do Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, a região de Buerarema e a Ceplac, no pra trajetória política de Caliana Mesquita, ganha mais uma vitória, pois os passos conquistados pela jornalista e política baiana, comprovam sua visão e respaldo diante as bandeiras que defende. ” Ampliar o dialogo nacional em torno da cacauicultura, e construir por meio das minhas referências o fortalecimento do PTB, são prioridades para mim. Política é isso, é defender causas, levantar bandeiras e construir legados. Partidos políticos se agigantam quando possuem lideres que pensam grande”, disse Caliana Mesquita que avalia os movimentos políticos como positivos para o futuro da direita na Bahia.

Jerry Liws ( Jornal Extra de Notícias) Goiás