No ultimo dia 23 de agosto, o Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, divulgou na portaria de numero 271, no Diário Oficial da União, o novo mapa que classificou a cidade de Ilhéus como integrante do Mapa do Turismo brasileiro 2019/2021.

Todo o trade turístico e as Secretarias de Turismo do Estado da Bahia e do Município têm motivos para comemorar. A Diretoria Executiva da Associação de Turismo de Ilhéus – ATIL classificou como uma vitória diante do trabalho executado por quem realmente se preocupa com o turismo. O Presidente da ATIL, Áttila Eiras, afirmou que Ilhéus além de estar atualizada no Mapa do turismo nacional, passou para a Categoria A.

Vale ressaltar que são poucos os municípios na Categoria A, daí a importância de Ilhéus estar inserida neste seleto grupo. “Alguns recursos do Ministério do Turismo só podem ser acessados pelos municípios que são classificados como categoria A. Estamos na elite!”, finalizou Áttila.

A categoria A, representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. Este agrupamento concentra destinos turísticos tradicionais de nove estados brasileiros como Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO). O grupo responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional.